sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

GANHO NO MERCADO DE AÇÕES FACE A POUPANÇA






GANHO NO MERCADO DE AÇÕES FACE A POUPANÇA

O investidor iniciante normalmente é resistente ao fator risco da bolsa de valores, no mercado acionário. Uma pergunta é, será que ele tem razão?
Uma das formas de checar isso é cotejar os ganhos nominais da poupança aos ganhos nominais da bolsa de valores em percentuais.
Obviamente , em muitos casos, no curto prazo os ganhos no mercado acionário podem se mostrar desanimadores, em viés de baixa, e afugentar o investidor que pensa no curto prazo e que não domina o sistema de day trade, ao contrário do cliente da poupança, que conta com relativa estabilidade de rendimentos constantes, mas que não oferecem alavancagem como as ações. No curto prazo as ações podem se manter no mesmo patamar, como subir ou sofrer quedas acentuadas. Então o que fazer?
Primeiramente o investidor não experiente, no mercado de ações,  não pode pensar somente no curto prazo, ele tem que analisar as curvas do médio, digamos cinco anos, e do longo prazo, e vai perceber que em diversos papéis, há sim crescimento real no longo prazo, e normalmente supera, às vezes muito, os ganhos no sistema de poupança.
Senão vejamos:
Poupança no curto prazo, digamos, a 6% a.a., confrontando-se com algumas ações da Bolsa de Valores:
Observe que a poupança remunerou algo da ordem de 40% no período de 2009 a início de 2014, considerando-se um rendimento anual hipotético de 6% ao ano.
Atentos aos gráficos, nesta ordem, da Marfrig, ligada ao mercado de carnes, da Gol, e da Petrobrás, vislumbramos oscilação positiva somente no período compreendido entre 2009 e 2010.
Se você observar os três gráficos da bolsa poderá entender que só a oscilação de 2009 , com um stop em início de 2010 teria valido a pena, para recomposição do capital investido.
No prazo 2009-início de 2014 o sistema teria dado prejuízo ao valor dos três papéis. Isto é o que parece.
Grosso modo pode-se dizer que a poupança parece mais vantajosa.
Mas e os dividendos? E as bonificações que estas empresas, desde que tenham dado lucro pagaram aos seus acionistas.
Aí é hora de você partir para a análise de balanço, e confrontar a ótica do valor do papel versus a remuneração do capital.

Numa análise apurada, consideradas aquisições em viés de baixa, no início do longo prazo de 10 anos, suponhamos, o desempenho das ações se tornam bem melhor.

Isto porque acompanhou o crescimento da economia chinesa e a explosão do volume de exportações do Brasil para aquele país.

Veja mais
Imoveis








































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Um comentário:

  1. Você está procurando um empréstimo comercial, empréstimos pessoais, empréstimos hipotecários, empréstimos para carros, empréstimos estudantis, empréstimos não garantidos para consolidação, financiamento de projetos etc ... ou simplesmente recusar empréstimos de um banco ou instituição financeira por um ou mais motivos? Somos as soluções certas para crédito! Oferecemos empréstimos a empresas e indivíduos com uma taxa de juros baixa e acessível de 2%. Portanto, se você estiver interessado em um empréstimo urgente e seguro. Para mais informações, envie um email hoje: Via: Elegantloanfirm@hotmail.com.

    ResponderExcluir